O que é um lightstick?


Por quanto tempo um lightstick brilha?


Se eu puser um lightstick na geladeira, ele recarrega?


Qual o conteúdo de um lightstick?


O que devo fazer se um lightstick se romper?
  Como "desligo" um lightstick?


Crianças podem brincar com lightsticks?






O que é um lightstick?

- Um lightstick é um bastão de plástico flexível que contém uma solução química. Imerso nessa solução, existe uma ampola de vidro com um reagente. - Ao dobrar o lightstick, a ampola se quebra e as soluções reagem, emitindo luz ao invés de calor. Essa reação é chamada quimiluminescência.



Por quanto tempo um lightstick brilha?


- Isso depende do tamanho e da cor do lightstick, além da qualidade da química utilizada.
- Lightsticks maiores, como bastões, devem brilhar por 8 a 12 horas. Pulseiras, copos e bottons, por 6 a 8 horas. Ministicks, por 3 a 4 horas.
- A temperatura é um fator muito importante também. Em ambientes frios, os lightsticks brilharão com menor intensidade, mas por mais tempo. No calor, o brilho será mais forte, mas se extinguirá rapidamente.


Se eu puser um lightstick na geladeira, ele recarrega?


- Não. O que acontece é que ao ser resfriado, o brilho do lightstick fica bem fraco, e o potencial de reação química fica armazenado. Ao ser retirado da geladeira, ele reaquece, e volta a emitir luz como antes.
- A luz emitida após sair da geladeira nunca é mais forte do que antes de congelar.


Qual o conteúdo de um lightstick?


- O lightstick contém basicamente luminol (um éster), e peróxido de hidrogênio (água oxigenada). A reação que ocorre é a oxigenação do luminol. Ainda, encontram-se diferentes pigmentos e catalisadores da reação.


O que devo fazer se um lightstick se romper?


- Um lightstick não se romperá, a menos que seja forçado para tal. Caso isso ocorra, descarte-o imediatamente. O conteúdo do lightstick não é tóxico nem radioativo, mas pode manchar permanentemente roupas e objetos.
- Além disso, pequenos cacos de vidro provenientes da ampola estarão presentes na solução, podendo causar lesões.
- Em caso de contato com mucosas, poderá causar irritação passageira, semelhante a sabão. Em caso de contato com os olhos, lave com água em abundância, sem esfregar, e procure um médico.


Como "desligo" um lightstick?


- Após iniciada a reação química, não há como interrompê-la. O lightstick brilhará até apagar naturalmente, após algumas horas.
- Depois de apagado, o lightstick não tornará a acender. Ele é, portanto, um produto descartável.


Crianças podem brincar com lightsticks?


- Crianças podem brincar com lightsticks desde que tenham idade para discernir sobre a colocação de peças pequenas na boca. Ministicks não são recomendados para crianças, pelo risco de serem levados à boca. Lightsticks maiores não oferecem riscos, desde que o uso seja dentro da normalidade.


 Tel.: (21) 3575-4455 - Fax: (21) 3575-4499 - info@passevip.com.br  
. . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .